Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Novamente Geografando

Este blog organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Novamente Geografando

Este blog organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Homepage»Notícias»Notícias»Alemanha bateu recor... Alemanha bateu recorde de produção de eletricidade a partir de energia solar em julho

Mäyjo, 28.12.13

A Alemanha bateu, em julho, o recorde de produção mensal de eletricidade a partir de energia solar. No total, foram produzidos 5,1 TWh, o que corresponde a mais de seis vezes a produção solar térmica e solar fotovoltaica dos EUA em maio, anuncia o sítio Web Clean Technica, com base nos dados da EEX Transparency Platform.

Apesar de os EUA registarem níveis de irradiância solar bastante mais elevados – entre 175-200W/m2 (com exceção do Alasca), por oposição aos menos de 175W/m2 alemães - os EUA apenas produziram 0,764TWh de energia elétrica no  último mês de maio, o mês mais recente para o qual existe informação.

Por outro lado, as últimas Estatísticas Rápidas sobre o aproveitamento das renováveis em Portugal disponibilizadas pela Direcção Geral de Energia e Geologia apontam para uma produção de 0,380 TWh de eletricidade a partir da energia solar em maio de 2013 no território nacional.

Este valor corresponde a uma subida de 5% (0,02 TWh) relativamente ao ano passado. No caso alemão, o incremento na geração de eletricidade usando a energia do sol relativamente a 2012 foi de 42% em julho, refere o Clean Technica.

O sítio Web sobre tecnologias verdes revela ainda que a Alemanha, com uma potência solar instalada de 400 MW per capita, é líder mundial no setor, com a maior parte da eletricidade solar a ser produzida pelos painéis fotovoltaicos domésticos ou instalados nos telhados de pequenas empresas. Em Portugal, a microgeração foi responsável por 39% da energia elétrica produzida a partir da energia solar em maio último, quando potência solar instalada atingiu os 226,6 MW.

Fontescleantechnica.comwww.dgeg.pt e www.treehugger.com

 

in: Naturlink